Translate

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Investimento Imobiliário no Brasil - Estudo aponta que maior oferta de crédito e crescimento econômico tende ao crescimento do setor

Crescimento económico e maior oferta de crédito alavancam imobiliário brasileiro



O mercado imobiliário brasileiro, impulsionado pelo aumento da oferta de crédito e por um crescimento económico sustentável, apresenta boas perspetivas de crescimento já em 2013 e nos anos seguintes, apesar da ligeira retração em 2011 e 2012.

Esta é uma das principais conclusões do Guia de Investimento Imobiliário no Brasil, da Prime Yield Brasil, cujo objetivo é "apresentar uma visão geral do mercado imobiliário daquele país para todos os players que desejam investir no setor". O documento foi produzido em parceria com a Machado Meyer Sendacz Opice e pela Miranda Correia Amendoeira & Associados, responsáveis pelo input legal e jurídico que enquadra o investimento imobiliário no Brasil.

De acordo com o Guia, o volume de crédito imobiliário em território brasileiro tem vindo a apresentar uma tendência crescente nos últimos anos. A empresa estima que, "só em 2013, cresça 15%". Ainda assim, continua a ter um peso de pouco mais de 6% no PIB do Brasil, "longe dos níveis de 50% de muitos países europeus, o que demonstra o potencial de crescimento deste indicador, contribuindo não só para a redução do déficit habitacional existente no país como para o desenvolvimento da promoção e investimento imobiliários". 

A Prime Yield relembra que, em termos económicos, o Brasil, atualmente a 6.ª maior economia do mundo, estima um crescimento em torno dos 3,5% em 2013 e de 4% em 2014, impulsionado por fatores como o aumento dos níveis de emprego e do poder de compra, emergência da classe média e crescimento do consumo das famílias. A companhia destaca ainda a pirâmide demográfica favorável ao setor imobiliário e uma maior mobilidade social como fatores positivos para o crescimento do imobiliário, que deverá ser impactado de forma positiva pela realização dos dois grandes eventos desportivos que o país irá acolher em 2014 e 2016, respetivamente, o Mundial de Futebol e os Jogos Olímpicos. 

José António, diretor da Prime Yield no Brasil, afirma que o país permanece "um dos principais e mais atrativos destinos do mundo para investimentos imobiliários, contando com fundamentos económicos sólidos e um mercado interno muito forte". O responsável acrescenta que "oferece inúmeros desafios e oportunidade para players locais e estrangeiros e conta, além dos fatores inerentes ao mercado, com um importante investimento em infraestruturas necessárias ao apoio dos eventos do Mundial de Futebol e Jogos Olímpicos". Refere ainda que "importa destacar o crescente desenvolvimento de novos mercados a nível geográfico além de São Paulo e Rio de Janeiro, como são os casos de Curitiba e Belo Horizonte, que oferecem oportunidades muito interessantes e taxas de retorno bastante atrativas". 

Frisa ainda que "acima de tudo, importa não esquecer que falamos de um mercado vastíssimo, quer em termos geográficos quer em termos de oportunidades de negócio, e é absolutamente crucial conhecer os seus players. Com o apoio dos parceiros certos, o investimento no Brasil poderá trazer retornos muito gratificantes".

O Guia sublinha que o setor imobiliário vai continuar a aumentar o seu peso no PIB do Brasil a um ritmo médio de 3% ao ano na próxima década - em 2012 contribuía já com 213 mil milhões de reais (68 mil milhões de euros) para o PIB brasileiro - mantendo-se um dos pilares da economia. 

Fonte: http://www.oje.pt/noticia.aspx?channelid=C6CC87EF-1E48-40D6-8071-F1142A80F929&contentid=9E11B320-8927-4257-9F91-8081E4B73A97

Nenhum comentário:

Postar um comentário